Profissionais e gestores de saúde

NOTA OFICIAL Teto MAC

Publicações

Protocolos

Publicações Técnicas

Revista do SUS

A Epidemiologia e Serviços de Saúde: a revista do SUS do Brasil convida pesquisadores e profissionais dos serviços de saúde a submeterem manuscritos sobre o tema ao periódico. Os artigos serão considerados para publicação em fast track. Acesse aqui os artigos já publicados.

Evidências Científicas

O Ministério da Saúde atualiza as evidências descritas na literatura internacional sobre diagnóstico e tratamento de coronavírus (COVID-19). Além de resumir cada estudo identificado, a publicação traz também uma avaliação da qualidade metodológica e a quantidade de artigos publicados, de acordo com a sua classificação metodológica (revisões sistemáticas, ensaios clínicos randomizados, entre outros). A avaliação da qualidade metodológica é essencial, pois somente ela pode trazer indícios do grau de confiança de uma pesquisa.

Síntese de Evidências

Esse boletim reúne documentos internacionais, conhecido como guidelines, com orientações baseadas em evidências científicas para o enfrentamento da doença. As guidelines buscam auxiliar profissionais de saúde na tomada de decisão em relação à alternativa mais adequada para o cuidado à saúde, seja na prevenção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação de pacientes com determinada condição de saúde e são atualizadas periodicamente à medida que surgem novas evidências científicas.

O objetivo dessa publicação é o acompanhamento e a sistematização das principais recomendações publicadas em guidelines internacionais para a COVID-19.

Notas Técnicas

Plano de contingência

Plano de contingência por estado

Chamada Pública

O Ministério da Saúde e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançaram, em parceria, a chamada pública para o desenvolvimento de pesquisas científicas e/ou tecnológicas relacionadas à COVID-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves. Juntos, investem 50 milhões de reais, sendo R$ 20 milhões da pasta da Saúde, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O edital possui onze linhas temáticas, que incluem prevenção e controle, diagnóstico, tratamento, vacinas, atenção à saúde e carga de doença, entre outros. O resultado final será divulgado em 15 de junho de 2020 no Diário Oficial da União e na página do CNPq. Os critérios que definirão a contratação dos estudos, além do mérito científico, baseiam-se na aplicabilidade para o SUS, potencial impacto e relevância do projeto para o aprimoramento da atenção à saúde e vigilância da COVID-19, perspectiva de impacto positivo nas condições de saúde da população e participação em rede ou em estudos multicêntricos ou com abrangência nacional.

Consulte a chamada pública

Pesquisas em andamento

Acompanhe notícias sobre as pesquisas que o Ministério da Saúde monitora

Publicação para profissionais de saúde sobre o coronavírus

Voltar ao topo