A Epidemiologia e Serviços de Saúde: a revista do SUS do Brasil convida pesquisadores e profissionais dos serviços de saúde a submeterem manuscritos sobre o tema ao periódico. Os artigos serão considerados para publicação em fast track. Acesse aqui os artigos já publicados.
O Ministério da Saúde monitora o desenvolvimento global de candidatas a vacinas contra Sars-CoV-2. No relatório abaixo, foram consolidadas as informações técnicas e científicas sobre as pesquisas em andamento, bem como o detalhamento das fases clínicas de cada candidata à vacina para Covid-19.
O Ministério da Saúde atualiza as evidências descritas na literatura internacional sobre diagnóstico e tratamento de coronavírus (COVID-19). Além de resumir cada estudo identificado, a publicação traz também uma avaliação da qualidade metodológica e a quantidade de artigos publicados, de acordo com a sua classificação metodológica (revisões sistemáticas, ensaios clínicos randomizados, entre outros). A avaliação da qualidade metodológica é essencial, pois somente ela pode trazer indícios do grau de confiança de uma pesquisa.
Esse boletim reúne documentos internacionais, conhecido como guidelines, com orientações baseadas em evidências científicas para o enfrentamento da doença. As guidelines buscam auxiliar profissionais de saúde na tomada de decisão em relação à alternativa mais adequada para o cuidado à saúde, seja na prevenção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação de pacientes com determinada condição de saúde e são atualizadas periodicamente à medida que surgem novas evidências científicas.
O objetivo dessa publicação é o acompanhamento e a sistematização das principais recomendações publicadas em guidelines internacionais para a COVID-19.
Plano de contingência por estado
O Ministério da Saúde e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançaram, em parceria, a chamada pública para o desenvolvimento de pesquisas científicas e/ou tecnológicas relacionadas à COVID-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves. Juntos, investem 50 milhões de reais, sendo R$ 20 milhões da pasta da Saúde, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O edital possui onze linhas temáticas, que incluem prevenção e controle, diagnóstico, tratamento, vacinas, atenção à saúde e carga de doença, entre outros. O resultado final será divulgado em 15 de junho de 2020 no Diário Oficial da União e na página do CNPq. Os critérios que definirão a contratação dos estudos, além do mérito científico, baseiam-se na aplicabilidade para o SUS, potencial impacto e relevância do projeto para o aprimoramento da atenção à saúde e vigilância da COVID-19, perspectiva de impacto positivo nas condições de saúde da população e participação em rede ou em estudos multicêntricos ou com abrangência nacional.
Acompanhe notícias sobre as pesquisas que o Ministério da Saúde monitora
Manual - Como organizar o cuidado de pessoas com doenças crônicas na APS no contexto da pandemia
Orientações para retomada segura das atividades presenciais nas escolas de educação básica no contexto da pandemia da Covid-19